O sono da criança e as Festas de fim de ano

As dez dicas para todo mundo aproveitar as Festas.

MallBoiseTownSquare1

Por Marcia Horbacio – Consultora do Sono Materno Infantil.

Com a proximidade das festas de final de ano muitos papais e mamães se preocupam em como conciliar a boa rotina de sono do bebê com as visitas de parentes, as viagens e as festas em família. Como fazer para o bebê continuar a dormir bem apesar de toda a agitação do final de ano e ainda assim todo mundo poder aproveitar as festas?

Com algumas precauções e algum planejamento, é possível fazer todo mundo feliz. Veja abaixo 10 dicas maravilhosas para o seu bebê dormir bem, as vovós e titias curtirem os pimpolhos e você aproveitar todos os bons momentos:

1) Explique para as vovós e titias que vão lhe visitar que você entende que elas estão com saudade do bebê e que elas não tem chances de estarem com o bebê com frequência mas que o bebê fica muito cansado se não dormir nas horas certinhas. Peça as visitas que venham em horários depois das sonecas e explique que o bebê vai estar de ótimo humor para brincar se estiver descansado. Se isso não for possível e elas chegarem para visitar muito perto da hora da cama, peça a vovó ou a tia que leiam a estorinha antes de dormir ou que dêem o banho no bebê. Fazendo parte do ritual de sono, elas vão se sentir incluídas e mais dispostas a aceitar as regras de sono da sua casa. Vovós e titias: cooperem com as mamães. Lembrem que vocês irão dormir o sono dos justos quando chegarem em casa e a mamãe de um bebê que não dorme vai depois ter que lidar com irritação, choro e mau humor do neném. Ruim para o bebê e para a mamãe que talvez nem possam mais aproveitar as festas do dia seguinte. Todo mundo colaborando, todo mundo celebra!

2) Se você for participar com o bebê de um jantar na família, faça o bebê dormir em casa e depois o coloque no carro dormindo. Chegue atrasada no jantar. Se o seu bebê é daqueles que não dorme no carro, chegue mais cedo na festa e faça a rotina dele de sono o melhor que puder no quarto que vai colocar ele para dormir. Nesse dia, procure deixar ele dormir mais a tarde se ele quiser prolongar a soneca de depois do almoço , pois assim ele vai para a festa mais descansado. Na festa, não atrase a hora dele dormir porque se ele começar a ficar irritado num lugar estranho pode ficar bem mais difícil dormir.

3) Se você precisar fazer o bebê dormir na casa de algúem e do quarto em que está você sabe que vai ouvir barulho, se prepare com toda antecedência e leve um IPAD com um som de chuvinha caindo no telhado. Enquanto faz o bebê dormir, ligue o barulhinho branco, que é como a gente chama esse tipo de som, e com isso bloqueie o barulho de vozes e sons externos da festa.

4) Combine com a dona da casa antes de ir para a festa o lugar que vai poder colocar o bebê para dormir para que o ambiente possa ser similar ao que tem em casa. Verifique se vai estar fresco e escurinho, leve o lençol que o bebê está usando na caminha dele em casa e estique na superfície que ele vai dormir, se ele tiver um bichinho de dormir ou um cobertor que gosta não esqueça de levar , enfim, se puder reproduza todo o ambiente do bercinho ou caminha de casa. Se a criança for maior, leve o livrinho de antes de dormir.

5) Se for precisar escolher uma soneca para o bebê não fazer, talvez por causa de uma viagem ou um encontro com parentes, escolha a soneca da tarde e coloque nesse dia o bebê na cama mais cedo. A soneca da manhã é de extrema importância e vai ser o pilar de sustentação do humor do bebê durante o dia. Não é bom perder nenhuma soneca mas se precisar escolher uma , que seja sacrificada a soneca da tarde. Mas não esqueça de fazer a hora da cama bem mais cedo aquele dia.

6) Pode fazer tempo que você deseja começar um processo de educar o sono do seu bebê mas se não começou até 3 semanas antes de viajar, espere a volta da viagem para começar. Lembre no entanto que nem todo processo de melhoria do sono depende de se usar técnicas para educar o sono, algumas vezes um bom trabalho com as fundações do sono do bebê é suficiente e para isso não é necessário estar em casa , isso pode ser feito até mesmo em viagem.

7) Se está viajando e precisa passar a noite num hotel, evite colocar o bebê na sua cama se você na sua casa, não tem hábito de dormir na mesma cama que o bebê . Muitos bebês que sempre dormiram bem ficam com o sono fora de sintonia por muitas semanas depois de algumas noites partilhando a cama com os pais num hotel durante uma viagem. Procure levar o berço portátil, e se possível coloque uma cadeira ou pequeno móvel entre o berço e a sua cama, assim o bebê não vê os pais muito perto do berço. Se o bebê chorar num lugar estranho, nunca ignore o choro do bebê, vá até ele, sente ao lado numa cadeira e faça carinho. Se não der certo , pegue o bebê no colo para acalentar e o faça para que ele se sinta seguro mas antes dele adormecer, procure colocar de volta na cama para que ele adormeça lá.

8) Em viagens de avião : No dia da viagem, deixe o bebê fazer ótimas sonecas. Não é dormindo pouco de dia que ele vai dormir mellhor no avião, pelo contrário, se estiver descansado, mesmo que fique um pouco mais acordado que o usual, ele vai estar tranquilo porque estará de bom humor. Se você amamenta no peito, não esqueça que é uma ótima hora para usar o seio como conforto.

9) Em viagens de carro: Se o seu bebê dorme no carro, saia na hora da soneca ou na hora da cama e o transfira para o bercinho no local da chegada. Se o bebê não dorme no carro, saia de casa de preferência depois que ele já tiver tirado a soneca.

10) Se você viajar e durante a viagem sentir que o sono do bebê ficou fora de sintonia, procure logo ao chegar em casa, retomar os hábitos de antes. Muitas vezes os problemas se estabelecem porque a família demora para voltar a uma rotina regular. Lembre: pode ser mais fácil trazer o bebê para sua cama hoje a noite, mas você estará resolvendo o problema de hoje a noite. Amanhã, o problema vai se repetir, portanto o quanto antes se voltar a rotina , melhor.
Agora que você já tem as dicas maravilhosas para fazer o seu bebê dormir, não deixe de aproveitar as festas em família e o verão maravilhoso aí do Brasil!

Deixe uma resposta

nineteen − six =