Qual a luz ideal para os bebês dormirem?

Luminosidade e sono

Por Marcia Horbacio

Hoje vou falar com vocês sobre um assunto que causa muita confusão na cabeça de muitas mamães: Qual a intensidade de luz que deve ser deixada no quarto do bebê? Há uma cor que favorece o sono? O quarto deve ser escuro ou deve ter uma luz pequena? E durante o dia? Meu filho deve dormir num ambiente bem claro para diferenciar da noite?

static1.squarespace

Hoje nós sabemos, através de pesquisas já feitas, que uma exposição à luz artificial à noite não é boa para a saúde. A presença de luz à noite prejudica a qualidade do sono e afeta o funcionamento do nosso relógio biológico interno. A presença ou não de luz sinaliza para o nosso corpo que é hora de dormir ou de acordar ao informar o nosso cérebro que é hora de produzir a melatonina, o hormônio do sono, e assim ficarmos sonolentos.

Hoje sabemos que, para todos nós dormirmos bem, o ambiente deve estar escuro, tão escuro que não se possa ver a mão na frente. Quanto ao quarto do bebê, sendo necessário uma luz para trocar a fralda no meio da noite, essa luz deve ser baixinha e deve ser apagada quando os pais não estiverem no quarto atendendo o bebê.

Segundo uma publicação da Harvard Medical School , de maio de 2012, a luz de qualquer cor vai afetar a produção de melatonina e atrapalhar o nosso sono, mas a luz azul, que sabemos ser boa para nos manter alerta e aumentar a nossa concentração desde que durante o dia, durante a noite tem um poder ainda maior do que as outras cores de prejudicar o nosso sono. Um estudo da Harvard comparou 6.5horas de exposição a luz azul e a luz verde de mesma intensidades e concluiu que a luz azul é capaz de suprimir duas vezes mais a produção de melatonina que a luz verde.

A conclusão dessas pesquisas mostrou que a melhor cor, aquela que menos afeta nosso relógio biológico e a que menos interfere na produção do nosso hormônio de sono, é a cor vermelha. Interessante não, é?

Outro assunto que é sempre dúvida para muitas mamães é a luminosidade do ambiente de sono durante o dia. O bebê deve dormir as sonecas no ambiente muito claro para aprender a diferenciar o dia da noite?

Mamães, seu bebê aprende a diferença entre dia e noite muito antes do que você imagina! Porque ele ainda acorda de noite, não quer dizer que não sabe que é noite. Durante o dia, ele deveria estar num ambiente aconchegante e de penumbra, não de claridade total. As crianças muito sensíveis podem ter uma dificuldade muito grande de adormecer e continuar dormindo de dia porque as mamães insistem em deixar tudo claro para ele “acostumar”. Muitos não acostumam nunca. E não há uma razão para manter o ambiente claro de dia na hora da soneca. Não precisa ser tão escuro quanto a noite, mas deve ser uma penumbra gostosa.

Agora que você já sabe bastante sobre a luminosidade e o sono, faça do ambiente de sono do seu filho um cantinho aconchegante para ele dormir mais e melhor. Bom sono para todo mundo.

Texto publicado originalmente no blog MACETES DE MÃE.

Deixe uma resposta

one × 5 =