Como escolher uma consultora do sono?

Depositphotos_21351741_m

Segundo o Pediatric Sleep Council que tem os mais conceituados especialistas de sono em várias regiões do mundo:

O que buscar numa consultora ou consultor de sono?

Um consultor de sono é um termo geral para um profissional que oferece educação, aconselhamento e apoio para a família com o objetivo de melhorar o sono da criança. Enquanto alguns profissionais oferecem serviços para crianças mais velhas, adolescentes, e até adultos, a maioria dos consultores de sono focam em crianças abaixo de 5 anos. As informações abaixo se referem aos consultores de sono que trabalham com esse grupo.

Que tipo de problemas as consultoras do sono solucionam?

A maioria foca em melhorar a hora de dormir, resolver os despertares noturnos e sonecas.

Como o consultor de sono trabalha?

Um consultor de sono deveria fazer uma completa anamnese da família com o objetivo da criança melhorar o sono. Um consultor pode marcar encontros presenciais, por telefone, video ou email. Alguns profissionais irão a casa da família para trabalhar com a criança diretamente.

Quando eu deveria considerar a contratação de um profissional?

Se a criança está tendo problemas de sono, primeiro os pais deveriam consultar o médico para eliminar problemas de saúde. Se o problema for de saúde ( roncos, problemas respiratórios, ou refluxo). primeiro a criança precisa passar pelo tratamento com o médico. Se os problemas de sono não são de saúde, os pais podem usar a ajuda de um consultor do sono que vai trabalhar com os pais os aspectos comportamentais do sono. OU seja, vai ajudar a família a mudar hábitos.

Que tipos de treinamento os consultores têm?

Atualmente não há regulamentação para a profissão nos Estados Unidos e consequentemente os consultores vem de várias formações e possuem diferentes experiências. Alguns são profissionais de saúde como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

Esses profissionais atingiram os padrões exigidos por suas profissões e possuem licença em seus próprios campos de trabalho. Esses profissionais podem ou não ter treinamento adicional em sono infantil, medicina comportamental de sono ou consultoria do sono.

A maioria dos consultores no entanto, não são profissionais de saúde mas se especializaram e se certificaram em consultoria do sono infantil ou são envolvidos em outros tipos de cuidado infantil como doulas e consultores de lactação. A maioria dos treinamentos para consultores de sono tem um currículo estruturado e exigem que os formandos passem num exame ou apresentem projetos.

Alguns requerem um período de supervisão por outro consultor antes de receber certificação.

Alguns consultores de sono trabalham baseados na própria experiência e não tem treinamento formal na área.

Escolhendo um consultor de sono

Em função do termo “consultor do sono” não significar que o profissional tenha certificação na área (lembrando que não há regulamentação para a profissão) é importante que se pesquise cuidadosamente as qualificações do indivíduo e se ele ou ela poderá ajudar no caso.

Perguntas importantes

1) Qual o treinamento que a pessoa passou?
2) Há quanto tempo trabalha como consultor de sono?
3) A pessoa é também um profissional de saúde?
4) Com que idades de crianças o consultor trabalha?
5) Quantas famílias o consultor já ajudou?
6) Quanto tempo leva o processo?
7) Quantos contatos serão feitos entre o consultor e a família?
8) Como são prestados os serviços ( pessoalmente, internet, telefone, etc)
9) A consultora terá contato pessoal com a criança ou a conhecerá junto com os pais por vídeo?
10) Quanto tempo o consultor ainda tem contato com a família depois que o problema é resolvido?
11) O profissional tem contatos com outros profissionais de saúde ( relacionamentos, rede de apoio médica) para o caso de um problema de saúde aparecer?
12) Quanto custa o serviço e o que inclui?
13) Os serviços são cobertos por seguro?

Categories: Uncategorized

Deixe uma resposta

9 − 4 =