Mamada dos sonhos – Vale a pena mesmo?

  • By Marcia Horbacio
  • 12 Setembro, 2017
  • Comentários fechados em Mamada dos sonhos – Vale a pena mesmo?

Por Marcia Horbacio

Olá mamães, aqui estou eu novamente para falar sobre o sono dos pequenos. Hoje, vamos elencar os prós e contras da mamada dos sonhos. A mamada dos sonhos é a refeição que a mãe dá ao bebê antes dela ir para cama (normalmente se sugere às 23h) com a intenção de “encher o tanquinho” para que o bebê fique saciado por mais tempo na madrugada. E vale a pena? São muitas dúvidas das mamães que pensam em implementá-la e isso é compreensível porque existem prós e contras que devem ser considerados antes de optar por essa estratégia.
Vamos a eles.

2724442704_13c3644109_c

Prós

Enchendo a barriguinha, o bebê fica saciado e aí pode vir a dormir mais horas seguidas.

O bebê dormindo mais, é natural que a mãe também durma melhor (pode acordar menos na madrugada).

O bebê, por estar saciado e dormir um período mais longo, vai acordar mais descansado.
Como a mãe ainda não foi dormir e não está acordando no meio da noite, é uma mamada mais fácil de dar.

Pesquisas mostram que o leite materno a noite pode relaxar o bebê.
Como o corpo da mãe está produzindo melatonina a noite, o bebê pode ficar mais relaxado.

Contras

O bebê pode estar em sono profundo e não mamar. Entre 21h e meia-noite é um período geralmente de sono profundo e a mãe pode não conseguir fazer o bebê mamar.

Alguns especialistas alegam que não vale a pena atrapalhar o ciclo de sono do bebê. Ao pegar o bebê para mamar, a mãe está interferindo no ciclo sono/vigília e interferindo no funcionamento do ritmo circadiano do bebê.

A mamada dos sonhos pode não fazer efeito e o bebê continua acordando para mamar às 3 da manhã.

Como muitos despertares não acontecem por causa da fome, o bebê pode mamar às 11 e ainda assim acordar várias vezes no meio da noite.

Seja qual for a sua decisão, se resolver experimentar, não espere resultados na mesma noite.

Tente por pelo menos 1 semana antes de achar que não está funcionando para o seu bebê. Se você for experimentar com o seu bebê, veja o que é importante considerar:
Pratique a mamada dos sonhos segura:

Antes de começar, levante o bebê de forma que a cabecinha esteja ligeiramente elevada para diminuir o risco de engasgo.

Se certifique que ele não está em sono muito profundo porque dessa forma pode não mamar. Preste atenção no movimento de sucção.

Porque vai estar mais relaxado, o bebê não deve ter muito ar no estômago, mas você ainda deve colocá-lo para arrotar porque se ele tiver bolhinhas de ar presas no estômago ele vai acordar.

Pode ser uma boa idéia fazê-lo arrotar na posição sentado, que faz o bebê arrotar rápido (veja no fim desse post dicas de posições para o bebê arrotar).

Se você não está amamentando seu bebê e ele mama na mamadeira, nunca dê a mamadeira para ele segurar e mamar no berço deitado pois é perigoso.

Até quando posso dar a mamada dos sonhos?

Geralmente, depois dos 8 meses, o bebê já estará comendo sólidos também e pode estar mais saciado e não precisar mais da mamada dos sonhos. No entanto, sempre consulte o pediatra para ter certeza que seu bebê está crescendo e se desenvolvendo de forma adequada antes de fazer qualquer modificação na alimentação.

Não existe resposta certa na hora de se perguntar se vale a pena. Pesquisas não comprovam a eficácia da mamada dos sonhos e os pais devem avaliar os prós e contras e decidirem se é bom para eles e para o bebê. Bom sono para todos!

Categories: sono dos bebês

Comments are closed.