Consultoria do Sono do Bebê | Consultoria do Sono do Bebê

Se o bebê rolar de barriga para baixo no meio da noite, devo reposicioná-lo?

  • By Marcia Horbacio
  • 8 Fevereiro, 2018
  • Comentários fechados em Se o bebê rolar de barriga para baixo no meio da noite, devo reposicioná-lo?

baby_schlafen_probleme_einschlafen_iSt_000013467438

O lugar mais seguro para o bebê dormir é no berço dele, no mesmo quarto que os pais até os 6 meses de idade, se possível, até um ano, segundo a Associação Americana de Pediatria. Evidências científicas nos falam que o bebê deve sempre ser colocado de barriga para cima, nunca de lado ou de barriga para baixo.

Mas o que acontece se durante a noite o bebê vira sozinho de barriga para baixo? Os pais se perguntam com frequência se devem reposicionar o bebê. Bem, muitos médicos dizem que uma vez que o bebê saiba virar de barriga para baixo, os pais não vão precisar reposicionar. Reposicionar o bebê pode atrapalhar o sono tanto do bebê como dos pais. Mas… na expansão das recomendações feitas pela Associação Americana de Pediatria em 2016, a recomendação é que se o bebê sabe virar de barriga para baixo e sabe retornar a posição de barriga para cima sem ajuda, os pais não precisam reposicionar o bebê. Se o bebê virar mas não sabe ainda desvirar, os pais deveriam retornar o bebê para a posição mais segura para o bebê dormir que é de barriga para cima.

Alguns pais devem estar se perguntando: “Mas então vou ter que vigiar meu filho a noite toda? Vou ter que atrapalhar o sono dele e o meu se ele ainda não sabe desvirar?”

Se você estiver seguindo a recomendação da Associação Americana de Pediatria de ter o bebê no seu quarto, no berço dele, essa função vai ficar mais fácil. Você também pode ajudar o bebê a aprender a desvirar se colocar o bebê para brincar durante o dia de barriguinha para baixo, com a sua supervisão.

Segundo a mesma Associação Americana de Pediatria muitos pais estão se descuidando das recomendações de segurança do berço e usando almofadas, rolinhos, posicionadores e com isso aumentando o risco de sufocamento dos bebês no berço. Segundo a AAP, o número de mortes pela Síndrome da Morte Súbita do Lactente vem subindo novamente, depois que tinha sido reduzido bastante quando houve a primeira campanha para incentivar a posição de barriga para cima nos anos 90.

Lembramos que mesmo que a posição de barriga para cima não facilite muito o sono do bebê, mesmo que você ache que o bebê “dorme melhor” de barriga para baixo, ainda assim ele deveria sempre estar de barriga para cima no berço, numa superfície livre de almofadas, travesseiros e posicionadores.
Promovendo o sono seguro sempre!

Referência:
http://pediatrics.aappublications.org/content/138/5/e20162938

Categories: Uncategorized

Comments are closed.