O milagre das sonecas

580x413xiStock_17962531_4x3.jpg.pagespeed.ic.HRQsfaNCHx

Sonecas são fundamentais para o desenvolvimento da memória do bebê.

Depois de um estudo de 200 crianças, pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Alemanha, concluíram que sonecas de 30 minutos ou mais ajudam o bebê a reter e lembrar novos comportamentos, o que vai ter uma importância enorme na evolução do aprendizado. Eles também concluíram no mesmo estudo que as estorinhas da hora de dormir são valiosas para o desenvolvimento da criança pois ela aprende mais não quando está totalmente alerta mas quando está sonolenta!

O estudo, que focou em 216 crianças entre 6-12 meses teve o objetivo de testar a capacidade de aprender novas habilidades ou comportamentos observando se dormir depois da exposição a esse novo comportamento ou habilidade ajudaria a fixar as habilidades aprendidas.
Os bebês viam como se coloca e se remove uma luva da mãozinha de um boneco e tiveram a chance de praticar a nova habilidade entre 4 e 24 horas depois. Os bebês que não tiraram uma soneca depois de terem sido expostos a nova habilidade foram comparados com bebês que dormiram depois de aprender.

O estudo que foi publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America,(PNAS)” mostrou que somente os bebês que tinham dormido depois da atividade lembraram as ações necessárias para reproduzir o comportamento, enquanto aqueles que não tiveram a soneca não mostraram sinais de lembrança. Depois de 24 horas crianças que tiraram a soneca também tinham uma lembrança significativa comparadas com as que não dormiram a soneca.

A Dra. Jane Herbert, do departamento de Psicologia disse:” Essas descobertas são particularmente interessantes para os pais e educadores porque sugerem que a melhor hora para aprender é um pouco antes de dormir.

Sonecas menores de 30 minutos não mostraram neste estudo evidências de que foram suficientes para favorecer o aprendizado.

O estudo mostra também que a leitura antes de dormir é valiosa para o desenvolvimento infantil.
O grupo de pesquisadores continuará pesquisando não só o quanto a soneca aumenta o aprendizado mas também a qualidade desse aprendizado, bem como de que forma as recordações são usadas para essa consolidação de memória.

Fonte: Material da Universidade de Sheffield.
University of Sheffield. “Napping helps infants’ memory development.” ScienceDaily. ScienceDaily, 13 January 2015. www.sciencedaily.com/releases/2015/01/150113090322.html

Observação da consultora de sono: Não estamos dizendo aqui que sonecas de 30 minutos são suficientes para todas as crianças. A maioria das crianças para se sentirem descansadas precisam de períodos de 45mn a 1.5hora de sono. Lembro também que as crianças tem necessidades diferentes e todas as mamães precisam aprender com seus bebês

o que é bom para cada um.